A Fermodel no Jornal Correio da Linha – “A Paixão pelo Modelismo Ferroviário”

Jornal Correio da Linha "A paixão pelo Modelismo Ferroviário"
Jornal Correio da Linha “A paixão pelo Modelismo Ferroviário”

O Jornal Correio da Linha, que já conta com 35 anos dedicados aos concelhos de Amadora, Cascais, Oeiras e Sintra, publicou uma notícia sobre a Fermodel “A Paixão pelo Modelismo Ferroviário”.

Composta por várias partes, começando pela história e indo até aos planos futuros da Fermodel, esta notícia resultou de uma conversa entre o autor Luís Curado e a atual direção da Fermodel, numa perspetiva de dar a conhecer aos leitores deste jornal um pouco mais sobre a Fermodel e o passatempo do Modelismo Ferroviário.

Podem consultar a notícia completa aqui: Correio da Linha – Fermodel – “A Paixão pelo Modelismo Ferroviário”

Também deixamos aqui alguns excertos.

“Há quem os considere comboios de brincar. De facto, têm marcado muitas infâncias. Contudo, são muito mais do que isso, são também um ‘hobby’ (passatempo) levado muito a sério por aqueles que nutrem uma paixão especial pelos caminhos-de-ferro. É isso que fazem os sócios da Fermodel, uma associação dedicada ao Modelismo Ferroviário, que conta com cerca de 30 entusiastas dedicados, apostados em manter bem viva esta forma de revisitar memórias de um meio de transporte que sempre conquistou uma vasta legião de fiéis admiradores.”

“O grupo de amigos que hoje constitui a associação Fermodel tem um ‘hobby’ comum: os comboios eléctricos em miniatura e a vontade de evoluir. Foi isso que levou este grupo de amigos a juntar-se e a partilhar experiências, conhecimentos e técnicas de forma a crescer a nível individual enquanto membros da associação, partilhando este ‘hobby’ com o público em geral e preparando melhor a Fermodel para novos desafios.”

“A cedência das instalações onde hoje se situa a sede da Fermodel por parte da UFCP é um marco incontornável e decisivo na evolução da Associação. Pela primeira vez, passámos a dispor de um espaço onde temos a nossa maquete em exposição e em permanente evolução, assim como um local de convívio e de partilha das variadíssimas técnicas e disciplina necessárias para a evolução deste ‘hobby’, permitindo em simultâneo receber visitas de entidades, amigos ou, simplesmente, de interessados.”

“Esse evento (Fermodel 2022) foi o maior até agora organizado pela Fermodel, que contou com o apoio incondicional da UFCP. Durante os dois dias do evento, a exposição foi visitada por mais de 6.000 pessoas, facto que nos enche a todos de orgulho, satisfação e vontade de aumentar a fasquia para as próximas edições.”

“Em Dezembro de 2021, teve início a parceria, ainda que em termos informais, entre a Fermodel e o MNF de forma a preparar e organizar o primeiro evento no MNF no Entroncamento, que teve por ocasião do Dia Mundial da Criança, de 3 a 5 de Junho de 2022. Conforme foi reconhecido por todos os organizadores, visitantes, participantes e imprensa especializada, este evento foi um enorme sucesso.
Estamos em condições de informar que, fruto desta parceria, já estamos a trabalhar com o MNF na organização do evento deste ano, que vai decorrer nos dias 2 e 3 de Junho.”

“É um facto a salientar ao longo dos vários eventos organizados pela Fermodel que o público em geral se sente particularmente atraído por detalhes com movimento, luzes, sons de locomotivas, o fumo gerado pelas locomotivas quando em movimento, entrada e saída de composições de grandes estações e ainda parques de manobras onde é possível observar locomotivas a movimentar e classificar diversos tipos de vagões e carruagens.”

“Podemos destacar desde já a segunda edição do evento MiniMo’2023, nos dias 3 e 4 de Junho, uma iniciativa conjunta do MNF e da Fermodel que vai decorrer no Entroncamento, e o grande evento anual Fermodel, que vai ter lugar dias 14 e 15 de Outubro no Pavilhão dos Lombos, em Carcavelos, com o apoio da Junta de Freguesia.”

Podem ver a notícia completa em PDF aqui:

125 Downloads

Caso não consiga visualizar o ficheiro, verifique se tem instalado algum programa para visualizar este tipo de ficheiros, como o Adobe Reader

pt_PTPortuguês